O Biogás é uma fonte alternativa de energia e é gerado em processos de degradação microbiana de matéria orgânica em regime anaeróbio.
No Brasil as temperaturas são propícias para a eficiência dos processos anaeróbios e desta maneira é possível tratar efluentes ou resíduos sólidos de forma econômica e ao mesmo tempo produzir o biogás como fonte de energia renovável.
O biogás é composto principalmente de metano e dióxido de carbono. O metano, que pode representar de 50% a 75% do biogás, é responsável pelo poder energético da mistura gasosa.
Fornecemos consultoria, soluções adaptadas e instalação de sistemas completos “chave na mão” (turn-key) para a produção e o aproveitamento de biogás. Veja nossas áreas de atuação:
Nossas soluções nessa área abrangem desde o diagnóstico da eficiência dos reatores UASB existentes em ETEs, incluindo a análise de viabilidade do aproveitamento energético, até os serviços de instalação e operação dos reatores UASB com os sistemas completos de captação e aproveitamento de biogás.
Trabalhamos com medições e monitoramento online de diversos parâmetros, medidas de otimização da produção e coleta do biogás (limpeza e reforma do reator, sistemas de retirada de escuma e vedações), instalações para a captação de biogás, seu armazenamento e aproveitamento energético (Cogeração CHP), além do start-up de sistemas de aproveitamento de biogás. Veja também nossa publicação: Viabilidade Técnica-Econômica de produção de energia eléctrica em ETEs desenvolvida no âmbito do PROBIOGAS.
No caso de digestores de lodo, trabalhamos com diagnóstico de sistemas existentes, sugestão de medidas de melhorias para aumento da produção de biogás, análise de viabilidade de diferentes tecnologias e projeto do aproveitamento de biogás.
Veja nossa publicação Guia Técnico de aproveitamento Energético de Biogás em ETEs desenvolvido no âmbito do PROBIOGAS.
Nossas soluções vão desde a concepção até a instalação e operação, sempre visando o máximo de aproveitamento energético e dos subprodutos. Nesse caso, além de medidas como melhoria do sistema de mistura do digestores e implementação de sistema de calefação, também faz parte do nosso escopo estudar as possibilidades de co-digestão com resíduos orgânicos e, eventualmente, em casos mais inovadores, a implementação de hidrólise.
A Rotária possui vasta experiência em consultorias, projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em nível nacional e internacional e cursos e capacitações sobre o tema biogás e a viabilidade de sua utilização. Apoiamos com nossos projetos a desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, mestrado (Cabral, C.: Avaliação da produção de biogás para fins energéticos em Reatores UASB) tratando esgoto sanitário e doutorado (a tese de doutorado encontra-se atualmente em fase de finalização).
Nossas soluções nessa área vão desde pesquisa de mercado, levantamento quali-quantitativos até o desenvolvimento de ferramentas de cálculo e de apoio a decisão sobre o aproveitamento do biogás. Veja nossa publicação Resultados do Projeto de Medições de Biogás em Reatores Aneróbios elaborada no âmbito do PROBIOGAS.